domingo, 29 de março de 2009

BEM VINDO À HOLANDA!

Depoimento de uma mãe que dá a luz a uma criança com deficiência

Por Emily Perl Knisley (1987)

Frequentemente sou solicitada a descrever a experiência de dar à luz a uma criança com deficiência. É uma tentativa de ajudar pessoas, que não tem com quem compartilhar essa experiência única, a entendê-la e imaginar como vivenciá-la.
Seria Como...
Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias para a Itália! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelangelo. As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É muito excitante.
Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrisa.
O comissário de bordo chega e diz: -“BEM VINDO À HOLANDA!”
“Holanda!? Diz você, o que quer dizer Holanda?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda minha vida eu sonhei em conhecer a Itália”. Mas houve uma mudança de plano de vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.
A coisa mais importante é que não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente. Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.
É um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas, após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor... e começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrandts e Van Goghs.
Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália. .. e estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda a sua vida, você dirá: "Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado." E a dor que isso causa, nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é extremamente significativa.
Porém... se você passar a sua vida toda remoendo o fato de não haver
chegado a Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas muito especiais... sobre a Holanda.
===========================
PRESENTE A UMA CRIANÇA CEGA

A Pessoa que Me Queira Escutar.


•Ofereça-me liberdade para que eu possa usar minhas mãos, meus pés e todos os meus sentidos com plenitude.
•Ofereça-me desafios para que os enfrente, desfrute e aprenda com eles, podendo crescer em experiência e segurança.
•Ofereça-me independência ajudando-me naquilo que não posso e estímulo em fazer aquilo que posso.
•Ofereça-me limites como a todas as crianças para que eu possa crescer como pessoa.
•Ofereça-me exigências para que eu possa mostrar toda a minha capacidade.
•Ofereça-me igualdade de oportunidades para que eu triunfe na vida de acordo com meus esforços e perseverança.
•Ofereça-me uma bengala e incentiva-me a usá-la, para não depender de bengalas humanas.
•Ofereça-me apoio e não ocupar-se por mim.
•Ofereça-me amor apesar de minha diferença, mas não me ofereça superproteção, indiferença nem compaixão, porque são esforços inúteis.
•Se me oferece tudo isso serei completamente feliz e poderei fazer felizes todos ao meu redor.
(Traduzido por Marco Antonio de Queiroz do site argentino: Taller de Teatro para Actores Ciegos, infelizmente hoje já inexistente)




¤

2 comentários:

  1. LINK DO "FACEBOOK" DO GRUPO: “DEFICIÊNCIA FÍSICA, NÃO QUEIRA TER...NUNCA”!

    "NÓS NÃO DEVEMOS DEIXAR QUE AS INCAPACIDADES DAS PESSOAS NOS IMPOSSIBILITEM DE RECONHECER AS SUAS HABILIDADES."
    "ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS, ASSISTE O DIREITO, INERENTE A TODO A QUALQUER SER HUMANO, DE SER RESPEITADO, SEJAM QUAIS FOREM SEUS ANTECEDENTES, NATUREZA E SEVERIDADE DE SUA DEFICIÊNCIA. ELAS TÊM OS MESMOS DIREITOS QUE OS OUTROS INDIVÍDUOS DA MESMA IDADE, FATO QUE IMPLICA DESFRUTAR DE VIDA DECENTE, TÃO NORMAL QUANTO POSSÍVEL".

    http://www.facebook.com/groups/330101770333319/

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO SEU "BLOG", ESTOU DIVULGANDO NO GRUPO ACIMA!

    ANTONIO CARLOS PIESIGILLI

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100001279485082

    ResponderExcluir